Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1411
Título: A representação do feminino em Mar morto e Fogo morto
Autor(es): Oliveira, Duilio da Silva
Palavras-chave: Mulher
Literatura
Poder
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: Este trabalho traz uma leitura da representação da figura feminina nas obras Mar Morto, de Jorge Amado e Fogo Morto, de José Lins do Rego. A proposta é analisar o discurso do poder, privilégio que o homem sempre possuiu em todos os aspectos sociais, renegando, deste modo, a participação ativa das mulheres, consideradas como meras companheiras e procriadoras. Com base em referenciais teóricos de cunho filosófico, literário e histórico, buscamos, no contexto literário das obras em questão, verificar como as mulheres/protagonistas se empenharam na consolidação de sua força, em meio a ambientes completamente machistas. A partir da leitura de suas atitudes, falas e posicionamentos das personagens, verificou-se que as mulheres começam a se impor em seus ambientes, assumindo postos que antes eram impensados.
Descrição: OLIVEIRA, D. da. S. A representação do feminino em Mar morto e Fogo morto. 2011. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1411
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Duilio da Silva Oliveira.pdfDuilio da Silva Oliveira322.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.