Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14112
Título: | Sistema de ciclos e progressão continuada na Escola Municipal José Lins do Rêgo: o olhar de professores |
Autor(es): | Oliveira, Ana Paula de |
Palavras-chave: | Sistema de ciclos Progressão continuada Avaliação |
Data do documento: | 11-Dez-2015 |
Resumo: | Este trabalho discute o Sistema de Ciclos e Progressão Continuada implantado no município de Campina Grande desde 1999. Comumente sao expressadas reclamacoes e insatisfaçoes, por parte dos professores, relativas a tal sistemática de ensino. Frente a isso, resolvemos discutir a aceitação do Sistema de Ciclos e Progressão Continuada na Escola Municipal José Lins do Rego. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa através de um questionário semi-estruturado, respondido por professores da referida escola. Neste trabalho, ancoramo-nos em Demo (1999), Neubauer (1997) e Caldeira (2000), dentre outros. Diante dos dados analisados conclui-se a partir das falas das professoras ouvidas que existe uma considerável insatisfação relacionada ao Sistema de Ciclos e Progressão Continuada. Isto se dá, principalmente, em virtude da compreensão e aceitação dos professores relativa à promoção imediata ou automática do aluno para o ano seguinte. Os professores dizem que este tipo de avaliação não contribui para a aprendizagem do aluno e, por outro lado, dificulta o trabalho do professor. |
Descrição: | OLIVEIRA, A. P. de. Sistema de ciclos e progressão continuada na Escola Municipal José Lins do Rêgo: o olhar de professores. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14112 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Paula de Oliveira.pdf | 4.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.