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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14118
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Sandra Bréa Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-25T14:19:09Z | - |
dc.date.available | 2017-08-25T14:19:09Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 401.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14118 | - |
dc.description | SILVA, S. B. A. da. A dominação masculina na música “Esse cara sou eu” de Roberto Carlos. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Homem e mulher, juntos, são os responsáveis pela formação e organização da sociedade tal como a conhecemos hoje. Ao longo da história, foi se percebendo o predomínio da vontade do homem (masculino) sobre a natureza e nas relações sociais, e em especial, sobre a mulher. Desta dominação masculina, materializam-se diversas formas de superioridade, seja na arte, nas empresas, no lar, na música, sempre marcada na história, ora de forma mais aguda, ora de modo silencioso e até inconsciente. Nesta perspectiva é que se justifica a realização do presente trabalho, tendo como objetivo principal analisar a dominação masculina na música “Esse Cara sou Eu” de Roberto Carlos (vide anexo). Para isto, temos como premissa o sujeito discursivo representado na música objeto de estudo, que não é o cantor Roberto Carlos, mas um sujeito inserido na sociedade, participante de seus problemas e ações, que vive interpelado por outros discursos. Desta forma, analisamos a posição do sujeito locutor que fala e o sujeito interlocutor que se apresenta como ouvinte. No discurso do texto da música, o sujeito faz uma evocação baseada no discurso do amor carnal, mas também do amor romântico. O estudo se baseou na literatura acerca da Análise de Discurso Francesa, das representações sociais e da dominação masculina, tendo como referência os teóricos Orlandi (2012), Moscovici (1975; 2003) e Bourdieu (2011), respectivamente. Usamos do método dialético para dar sustento aos procedimentos usados, valendo-se ainda de uma pesquisa bibliográfica e histórica básica para melhor trabalhar os assuntos levantados. A partir da análise de discurso do texto e das interpretações feitas, foi possível perceber que a representação da mulher ainda se encontra fortemente relacionada com a dominação masculina. Apesar das conquistas, as mulheres ainda deixam em segundo plano, mesmo que implicitamente, seus desejos e vontades. Na medida em que o tempo passou, o homem se realizou social e historicamente, enquanto a mulher continua lutando por conquistas em espaços compartilhados com homens. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marcelo Vieira da Nóbrega | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Dominação masculina | pt_BR |
dc.subject | Representação da mulher | pt_BR |
dc.subject | Sujeito Social | pt_BR |
dc.title | A dominação masculina na música “Esse cara sou eu” de Roberto Carlos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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