Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14120
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Farias, Ibéria de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-25T14:19:51Z | - |
dc.date.available | 2017-08-25T14:19:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 305.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14120 | - |
dc.description | FARIAS, I. de S. Representação feminina na música de Luiz Gonzaga: uma breve leitura. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | No contexto da produção musical no Brasil, é notória a visão depreciativa da mulher, tratada como objeto sexual em várias nomenclaturas que englobam certas manifestações artísticomusicais em evidência. A ausência nestas composições, da parte de quem as produz e consome, de demonstrações de respeito, cuidado ou zelo, diretrizes da interação masculina com as mulheres em moldes cavalheirescos, despertou-nos a curiosidade acerca da possibilidade de um tratamento diferenciado à mulher nas letras de Luiz Gonzaga do Nascimento (1912-1989). De cunho qualitativo e bibliográfico, a presente pesquisa destina-se, portanto, a refletir sobre representações da figura feminina em letras das canções compostas e/ou interpretadas pelo cantor e compositor pernambucano. A análise abrange um total de dez letras e estrutura-se em cinco categorias, cada uma debruçando-se sobre dois textos do corpus. São elas: 1) “A mulher feita para o lar”; 2) “A mulher idealizada pela saudade”; 3) “A mulher malvada”; 4) “A mulher sedutora” e 5) “A mulher moderna”. Buscamos, por este procedimento, apontar as principais características e elementos de linguagem que constituem as visões acerca da mulher fornecidas pelo texto. Para tanto, baseamo-nos nos textos teóricos de PERROT (2008), D‟INCAO (2004) e ZOMER (2012), entre outros. Realizar estas tarefas permitiu a confirmação de hipóteses previamente levantadas quanto a uma visão da mulher culturalmente definida a partir de padrões marcadamente tradicionais (burgueses). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosângela Maria Soares de Queiroz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gênero feminino | pt_BR |
dc.subject | Canção popular | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.title | Representação feminina na música de Luiz Gonzaga: uma breve leitura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ibéria de Souza Farias.pdf | 14.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.