Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14122
Título: Quilombo Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande - PB: territorialidades e os modos de vida em comunidades
Autor(es): Silva, Daiane Gomes da
Palavras-chave: Quilombo - Caiana dos Crioulos
Desenvolvimento tecnológico
Globalização
Manifestação cultural
Data do documento: 17-Mai-2016
Resumo: Durante o período colonial brasileiro houve a intensa imposição do trabalho escravo para com os negros advindos da África, por isso ocorreram inúmeras fugas das quais resultaram os quilombos, entre eles o de Caiana dos Crioulos, uma comunidade remanescente de quilombolas que buscou refúgio em áreas íngremes no intuito de livrar-se dos castigos e atividades diárias a qual eram submetidos e sem períodos de folgas, assim estes não manifestavam suas culturas e reduziam as chances de fugas.Porém observa-se na atualidade que tais manifestações culturais passaram por um período de incorporação de práticas advindas da influência exercida pela globalização. Desse modo o objeto de estudo desta pesquisa é analisar as influências que o desenvolvimento tecnológico vem exercendo sobre o meio em questão. Objetivando esclarecer como a comunidade, mesmo que em número reduzido consegue preservar suas manifestações culturais diante de mudanças tão significativas acarretadas por influência das tecnologias. Para tanto, torna-se necessário estabelecer um recorte temporal para a compreensão das mudanças ocorridas até então. Contudo foi necessária uma revisão bibliográfica, realizaçãode entrevistas com antigos e novos moradores. A pesquisa torna-se pertinente uma vez que o local passou a ser foco de visitas turísticas e de inúmeras pesquisas.
Descrição: SILVA, D. G. da. Quilombo Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande - PB: territorialidades e os modos de vida em comunidades. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14122
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daiane Gomes da Silva.pdf6.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.