Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14125
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lula, Joab Fernandes de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-25T14:23:59Z | - |
dc.date.available | 2017-08-25T14:23:59Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14125 | - |
dc.description | LULA, J. F. de M. Desafios e dificuldades do ensino na EJA. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação de Jovens e Adultos e os professores que ministram aulas nesta modalidade de ensino passam por diversas dificuldades como: o cansaço, a falta de estímulo da família e quando chegam à escola se deparam com uma infraestrutura física e didático-pedagógica insuficiente. Os professores não possuem especialização ou outro tipo de formação na graduação, nesta área de ensino, nem material didático e pedagógico para auxiliá-los nas aulas, utilizando na maioria das vezes apenas a voz e o giz. Diante desta situação emergente da EJA, nossa pesquisa tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas e as atitudes didático-pedagógicas assumidas pelos professores para melhorar o ensino e estimular seus alunos a participarem das aulas, mesmo diante de tantos problemas. Adotamos a metodologia qualitativa e devido à escolha do objeto a ser estudado partimos para a aplicação de um questionário com professores desta modalidade de ensino. Buscamos apoio teórico nos estudos de Costa (2013), Freire (2014), Gadotti e Romão (2011), Guerra (2013), Kleiman (2001), Libâneo (1998), Silva e Moura (2013), entre outros. Concluímos que os professores estão sempre buscando atividades pedagógicas eficientes para dinamizar a educação de Jovens e Adultos, procurando incentivar os alunos a permanecerem em sala de aula, mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas por eles. Ainda percebemos a importância social do ensino realizado na EJA, por uma educação transformadora, capaz de capacitar e colocar no mercado de trabalho cidadãos críticos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria José Guerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Didática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Desafios e dificuldades do ensino na EJA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joab Fernandes de Melo Lula.pdf | 13.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.