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dc.contributor.authorBezerra, Haiany Larisa Leôncio-
dc.date.accessioned2017-08-25T14:25:05Z-
dc.date.available2017-08-25T14:25:05Z-
dc.date.issued2016-05-23-
dc.identifier.otherCDD 302.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14128-
dc.descriptionBEZERRA, H. L. L. Mídia e memória discursiva: o arquétipo cômico do corno como prática de subjetivação da identidade violenta. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO discurso midiático, alicerçado na instância da memória coletiva, permite entrever a circulação de imagens socialmente legitimadas que evidenciam valores culturais e fornecem um arquivo de práticas linguístico discursivas. Esse cenário configura, para o presente estudo, um construto profícuo que tece reflexões acerca dos processos de subjetivação na mídia, em articulação com a (re)produção de identidades. Nesse cenário, nossa pesquisa se debruça sobre a identidade do corno na contemporaneidade a partir dos aspectos linguísticos e discursivos presentes nas notícias de jornais veiculados na internet. Para tanto, pretendemos verificar a construção da identidade cômicoviolenta do corno na mídia, buscamos refletir acerca do papel da mídia na construção do imaginário social em consonância com a constituição dos sujeitos discursivos. Nessa perspectiva, nosso objetivo geral é analisar os aspectos linguístico discursivos, presentes nas notícias de jornais veiculados na internet, que reverberam na construção de identidades do corno na contemporaneidade. Sobre os objetivos específicos, pretendemos verificar o papel da mídia na espetacularização dos efeitos de sentido, como mecanismo (co)produtor e (re)produtor de identidades, bem como refletir acerca da construção midiática cômica do homem corno, em articulação com os mecanismos da memória discursiva (MD), dos estudos culturais, de gênero e do humor, como aspectos que institucionalizam práticas concretas de violência. Partindo de tais pressupostos, mobilizamos saberes que discutem a configuração cômica do corno como mecanismo de ridicularização e controle social que incita a reiteração da virilidade por intermédio da violência. O presente estudo está pautado na perspectiva qualitativa de incursão metodológica a partir das contribuições de Gregolin (2003a; 2003b; 2007), Orlandi (2005; 2007a; 2007b; 2013), Debord (1997), Bergson (1983), Propp (1992), Hall (2006a; 2006b), dentre outros. Diante do exposto, articulamos os conhecimentos da Análise do Discurso de linha francesa, dos Estudos Culturais, de Gênero e do Cômico, que evidenciaram a atuação dos mecanismos midiáticos como instrumentos (des)construtores e (re)produtores da identidade do corno.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Tânia Maria Augusto Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectComicidadept_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectCornopt_BR
dc.titleMídia e memória discursiva: o arquétipo cômico do corno como prática de subjetivação da identidade violentapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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