Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14134
Título: Os discursos em torno da mulher negra: identidade, corpo e beleza
Autor(es): Crispiniano, Monyke do Nascimento
Palavras-chave: Historiografia
Mulher - identidade
Movimento negro
Movimento feminista
Mulher negra
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo entender como foi sendo construído à Identidade da Mulher Negra. Para compreender esse processo de construção, foi necessário tecer uma breve abordagem do Movimento Negro e Feminista no cenário do Maio de 1968 e posteriormente, sua eclosão no cenário brasileiro a partir da década de 70 da segunda metade do século XX, abordando os espaços que as mulheres negras obteram sob o cenário da Globalização e a promulgação da Constituição Brasileira na década de 1980. Em seguida, por meio de diversas fontes trabalharemos dialogando com as questões de gênero e racial: a Mulher Negra. Optamos tecer uma breve análise da construção de uma das organizações criadas pelas mulheres negras no final da década de 1980: Portal Geledés/SP. Selecionamos publicações referentes aos anos de 2013, 2014 e 2015. Fizemos uso de revistas, música e poema para compreender os discursos que foram e são construídos em torno da mulher negra, trabalhando com corporeidade e beleza feminina.
Descrição: CRISPINIANO, M. do N. Os discursos em torno da mulher negra: identidade, corpo e beleza. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14134
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Monyke do Nascimento Crispiniano.pdf13.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.