Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14136
Título: As representações das feiras nordestinas na música de Luiz Gonzaga (1953-1958)
Autor(es): Pereira, Wellington de Sousa
Palavras-chave: Feira livre
Brasil - Nordeste
Música - representação
Luiz Gonzaga - cantor
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: Compreender as representações das feiras nordestinas na musicalidade de Luiz Gonzaga no período de 1953 a 1958, a partir de três canções nas quais são enfatizados os principais aspectos culturais da feira nordestina, nos possibilita trabalhar a cultura nas diferentes representações sociais, de modo a reconhecê-la como lugar social, principalmente no que concerne ao contexto nordestino. Dialogando com Roger Chartier, nos utilizaremos da Nova história Cultural como aporte teórico e metodológico para desenvolver tal compreensão. A musicalidade de Luiz Gonzaga foi e continua sendo uma expressão de valores, hábitos e modos de vida, que compreende a feira livre como espaço de representação cultural, retratando um ambiente de relações, que se expande de um pequeno grupo para a sociedade como um todo. Contudo, é notório que neste espaço encontram- se as mais diversas relações, principalmente as comerciais, proporcionando assim, um êxito nas questões econômicas que se mantém presentes no cotidiano da região nordeste, representando também uma fonte de renda para as muitas famílias que trabalham nesse meio, e que por meio da análise das canções, percebe- se a realidade estampada nas mesmas.
Descrição: PEREIRA, W. de S. As representações das feiras nordestinas na música de Luiz Gonzaga (1953-1958). 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14136
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington de Sousa Pereira.pdf10.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.