Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14137
Título: "Amanhã há de ser outro dia": ditadura e música na construção da história da Brasil (1964-1974)
Autor(es): Almeida, Marcila de
Palavras-chave: História do Brasil
Ditadura militar
História cultural
História política
Música - protesto
Data do documento: 1-Nov-2016
Resumo: Mesmo depois de 52 anos de ocorrido, o tema Ditadura Militar não se apresenta de forma inesgotável, pelo contrário, há muitas lacunas, muitos mistérios para desvendar sobre esse capítulo obscuro da História do Brasil. Para sanar algumas lacunas empoeiradas pelo tempo, este trabalho tem como objetivo compreender as relações políticas e socioculturais que se delineavam entre a sociedade e o Estado militarizado entre 1964 a 1974. Diante disso, o recorrente estudo se entremeará por três esferas paralelas: primeiro, discutir sobre as fronteiras móveis entre a Nova História Cultural e a Nova História Política, para a reconstrução e sobrevivência desta. Segundo, rivalizar de um lado, as músicas de protesto, como instrumento da esquerda contra o regime vigente; de outro, canções nacionalistas e artistas, que evidenciavam as belezas naturais do Brasil, os feitos das autoridades políticas atuantes. Por último, abordar o movimento cultural de Campina Grande, destacando especificamente os festivais. A partir disso, demonstrando a importância das manifestações culturais e artísticas, como ferramenta indispensável na consolidação de uma sociedade politicamente dualizada, entre a esquerda e a direita, possibilitando uma compreensão mais abrangente e concretizada sobre o contexto histórico da época.
Descrição: ALMEIDA, M. de. "Amanhã há de ser outro dia": ditadura e música na construção da história da Brasil (1964-1974). 2016. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14137
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcila de Almeida.pdf36.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.