Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14139
Título: A percepção de estudantes do ensino médio sobre os efeitos socioambientais gerados pela construção do Parque da Liberdade
Autor(es): Neves, Cláudio de Lima
Palavras-chave: Parques públicos
Efeito socioambiental
Qualidade de vida
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: Este artigo objetiva expor o resultado da pesquisa sobre a percepção de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do bairro da Liberdade, zona sul da cidade de Campina Grande – PB, acerca dos efeitos socioambientais gerados com a construção no referido bairro do Parque da Liberdade. Partimos do pressuposto de que os parques públicos, além do lazer, desempenham outras funções socioambientais relevantes para a melhoria da qualidade de vida do cidadão, dentre estas: a reconstrução da tranquilidade, a interação entre os indivíduos; atenuante de ruídos e condicionador do microclima. Diante disto e certo da importância da consciência dos cidadãos para a utilização e preservação consciente dos espaços públicos, a pesquisa partiu do seguinte problema: Quais os efeitos socioambientais gerados para a comunidade pelo Parque da Liberdade na visão dos estudantes do Ensino Médio da escola Estadual do bairro? Para a realização da pesquisa foram aplicados questionários com alunos da primeira série do Ensino Médio do turno da tarde, perfazendo um total de 24 questionários respondidos. Para o embasamento da discussão recorremos à contribuição de teóricos sobre a história dos parques públicos; os efeitos socioambientais gerados com a construção dos parques urbanos; a relação dos jovens com os parques públicos, dentre outros. Concluímos que a maioria dos jovens demonstra satisfação com a construção do parque, apontando como principais efeitos socioambientais, gerados pelo referido espaço, o contato com os amigos e o lazer.
Descrição: NEVES, C. de L. A percepção de estudantes do ensino médio sobre os efeitos socioambientais gerados pela construção do Parque da Liberdade. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14139
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudio de Lima Neves.pdf9.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.