Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14148
Título: Análise da utilização de novas tecnologias como subsídio ao ensino de geografia em escolas da rede pública estadual de Campina Grande - PB
Autor(es): Pereira, Eliane Fernanda de Lima
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de geografia
Novas tecnologias
Escolas públicas
Data do documento: 14-Mar-2017
Resumo: Atualmente é impossível dissociar a educação das novas tecnologias, pois independente da faixa etária, os alunos têm fácil acesso aos recursos, seja em casa ou na própria escola. Esta pesquisa baseia-se na importância das novas tecnologias para o aprendizado, que permite construir conhecimento de forma ampla e direta, facilitando a metodologia do professor, a comunicação, a interação e consequentemente a relação professor-aluno. Porém, infelizmente a Geografia escolar ainda não recebe a devida atenção enquanto disciplina em sala de aula, por vários motivos, dentre eles o tradicionalismo e o despreparo, que faz com que os docentes nem sempre consigam dar o devido significado aos conteúdos do currículo. O presente trabalho tem como objetivos traçar o perfil de formação dos Professores de Geografia das escolas pesquisadas; Conhecer a atual situação dos laboratórios de informática das cinco instituições; Identificar quais disciplinas mais fazem parcerias com a Geografia; Apontar os recursos didáticos mais utilizados no ensino da Geografia entre os Professores entrevistados. A pesquisa possui caráter exploratório, descritivo e explicativo, com abordagem qualitativa e quantitativa, investigando as práticas pedagógicas em Geografia, desenvolvidas a partir do uso de novas tecnologias nas escolas que constituíram o universo amostral desta pesquisa. Este estudo foi realizado em cinco escolas públicas da cidade de Campina Grande e aplicado questionários com dez professores de Geografia. Os resultados revelaram que as instituições de ensino ainda não estão preparadas fisicamente para receber as tecnologias utilizadas no ensino da Geografia, o que gera certo desinteresse por parte do corpo docente, estes alegam não haver suporte nas escolas para utilização de tais equipamentos e por isso acabam recorrendo a outros recursos como mapas e vídeos/filmes. Outros fatores também têm dificultado o uso das novas mídias como extravio e/ou furto dos equipamentos, baixa qualidade do sinal de internet via cabo ou wi-fi, número de computadores desproporcional ao número de alunos, etc. Quanto ao perfil dos Professores constatou-se que 80% deles possuem uma pós-graduação, 30% têm mais de 25 anos de experiência em sala de aula e 90% realizam projetos por meio da interdisciplinaridade. Como contribuição científica, esta pesquisa insere os conhecimentos da tecnologia sobre a educação, contribuindo com a elaboração de uma investigação que pode ser utilizada pelo poder público como referência na elaboração de políticas e investimentos educacionais.
Descrição: PEREIRA, E. F. de L. Análise da utilização de novas tecnologias como subsídio ao ensino de geografia em escolas da rede pública estadual de Campina Grande - PB. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14148
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliane Fernanda de Lima Pereira.pdf13.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.