Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14150
Título: A importância do ensino da geografia na prática consciente do consumo de energia: um estudo de caso
Autor(es): Pinto, Mércia Roseane da Silva
Palavras-chave: Ensino de geografia
Meio ambiente
Consumo de energia
Sustentabilidade
Data do documento: 16-Nov-2016
Resumo: A ciência geográfica, em função de seu objeto de estudo que, dentre outros aspectos, analisa as relações entre sociedade e a natureza, apresenta-se como uma das áreas do conhecimento mais favorável ao desenvolvimento da consciência socioambiental. Sendo assim, o presente estudo objetivou avaliar, através de uma observação participativa, o papel do ensino de geografia na prática consciente do consumo de energia, com alunos da segunda série do Ensino Fundamental, da Escola Municipal João Pinto da Silva, na cidade de Barra de São Miguel, Paraíba. Para tanto, foram utilizados questionários para caracterização socioeconômica dos participantes e para obtenção de dados do uso energético em suas residências. Para análise do impacto real sobre o consumo energético das residências dos estudantes, foram solicitadas suas contas de energia e analisados dados do consumo de energia em kWh dos três meses anteriores às discussões e práticas de conscientização em sala de aula e dos dois meses seguintes a tais eventos. As práticas conscientes foram elaboradas a partir de discussões acerca da temática sobre Energia e de uma colaboração dos alunos em pesquisar, refletir e elaborar práticas conscientes, formas viáveis de controlar o consumo energético com hábitos diários. Verificou-se que a média de consumo dos alunos que participaram da pesquisa sofre um declínio ao longo dos meses da pesquisa. Por fim, os alunos foram capazes de multiplicar o conhecimento obtido em sala de aula e reduzir efetivamente o consumo de energia de suas residências.
Descrição: PINTO, M. R. da S. A importância do ensino da geografia na prática consciente do consumo de energia: um estudo de caso. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14150
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mércia Roseane da Silva Pinto.pdf9.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.