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dc.contributor.authorSantos, Isabela Ferreira dos-
dc.date.accessioned2017-08-25T15:09:37Z-
dc.date.available2017-08-25T15:09:37Z-
dc.date.issued2016-03-23-
dc.identifier.otherCDD 375-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14153-
dc.descriptionSANTOS, I. F. dos. Refletindo sobre currículo para os bebês de 0 a 2 anos. 2016. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em uma pesquisa realizada em 09 creches públicas que atendem bebês de 0 a 2 anos (berçário) no município de Campina Grande – PB. O objetivo geral deste estudo foi analisar as concepções de infância, criança e currículo de professoras que atuam no berçário. O estudo é de caráter qualiquantitavo, cujas técnicas de produção de dados foram construídas através de questionários e de entrevistas semiestruturadas, com professoras que atuam no berçário. O período de aplicação dos questionários, entrevistas e análise dos dados ocorreu de agosto 2014 a agosto de 2015, totalizando 365 dias, nas quais se utilizou para o registro das entrevistas o gravador de voz portátil. Neste estudo estão sendo divulgados os dados referentes a 26 questionários e 10 entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores que atuam com os bebês. Os dados foram analisados através da estatística simples e análise de conteúdo. Em linhas gerais, os resultados da pesquisa indicaram que 84,6 % das professoras do berçário possuem formação em nível superior e 73,0% são especializadas. 46,1% das professoras afirmaram ter participado da elaboração da proposta pedagógica da instituição e 50,0% delas afirmaram consultá-la para planejar sua prática. 73% afirmaram que consultam o RCNEI. As análises das entrevistas apontam que as professoras são pouco informadas no tocante às Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil. Observamos também que a maioria das professoras entrevistadas reconhece a infância como uma etapa da vida e a criança como um ser carente economicamente e afetivamente, ou seja, a criança é vista pelo que lhe falta, por sua incompletude. Apesar dessa visão, as professoras precisam desenvolver uma concepção de currículo que permita o desenvolvimento integral da criança e o reconhecimento de que estas são atores ativos na produção e reprodução de culturas. Por fim, foi constatado que as condições de planejamento e reflexão das práticas pedagógicas no berçário apresentam fragilidade e que a autonomia das professoras neste sentido não é total, pois recebem direcionamentos da secretaria de educação, fazendo com que a proposta pedagógica da instituição seja esquecida no planejamento das práticas pedagógicas. Esta centralização gerada pela secretaria de educação pode gerar acomodação e até mesmo inibir o pensar e o fazer pedagógico dessas profissionais, algo que é tão importante para o educador que atua com os bebês.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Lenilda Cordeiro Macêdopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleRefletindo sobre currículo para os bebês de 0 a 2 anospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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