Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14154
Título: Consequências das ações antrópicas no bioma caatinga: análise preliminar do Complexo Multimodal Aluízio Campos, Campina Grande, PB
Autor(es): Gusmão, Genigláucio
Palavras-chave: Caatinga
Ação antrópica
Desmatamento
Expansão urbana
Preservação
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: O bioma Caatinga rico em biodiversidade e alto nível de endemismo, vem passando por transformações na sua paisagem ao longo do tempo, em virtude de ações antrópicas. Diante disto, houve a necessidade de se estudar a influência das ações antrópicas no bioma Caatinga: análise preliminar do complexo multimodal Aluízio Campos, Campina Grande, PB, sendo essas determinações os objetivos principais. O trabalho abrange o semiárido nordestino, com ênfase as principais características do bioma Caatinga e a sua degradação, tendo como estudo de caso, a expansão urbana da zona sudeste de Campina Grande. O critério de coleta de dados se deteve a uma pesquisa documental, com enfoque local e qualitativo. Os principais resultados indicaram evolução na degradação da Caatinga e aceleração nos processos erosivos. O elevado grau de degradação desse bioma causado pelas ações antrópicas, requer ações e/ou medidas urgentes a fim de evitar a extinção de espécies vegetais nativas. Constata-se que há necessidade de um zoneamento ecológico e econômico para o município de Campina Grande, como instrumento de ordenação do território.
Descrição: GUSMÃO, G. Consequências das ações antrópicas no bioma caatinga: análise preliminar do Complexo Multimodal Aluízio Campos, Campina Grande, PB. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14154
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Genigláucio Gusmão.pdf10.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.