Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14156
Título: A filosofia no ensino médio: da saída ao retorno
Autor(es): Pereira, Edilma Guimarães
Palavras-chave: Filosofia
Educação
Ensino médio
Currículo
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: O artigo trata da filosofia no ensino médio: da saída ao retorno, desta maneira pretendemos conhecer os motivos da sua saída e a necessidade do seu retorno no currículo. A filosofia teve sua importância em cada período histórico, além de viver as prepotências dos regimes políticos, sem perder sua característica contestadora, crítica e reflexiva sobre a realidade. A abordagem será feita na perspectiva histórica, sem, no entanto, abrir mão da perspectiva teórica e reflexiva presente em cada contexto social e político. Assim, inicialmente será apresentada a filosofia no contexto histórico desde o período colonial, a partir da chegada dos Jesuítas no Brasil e seu significado na formação da elite, depois a abordagem dará ênfase no período pós 1964 com o regime político da ditadura militar, e alguns motivos que levaram a filosofia a sair do currículo e seu retorno ao ensino médio. Assim, fica claro que a filosofia caminhou frente aos obstáculos que passaram na história da educação no Brasil e os impasses de cada sistema político.
Descrição: PEREIRA, E. G. A filosofia no ensino médio: da saída ao retorno. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14156
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilma Guimarães Pereira.pdf7.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.