Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14157
Título: A morte mística em Marguerite Porete: caminho, aniquilamento e retorno
Autor(es): Diniz, Janaina Oliveira
Palavras-chave: Literatura francesa
Morte mística
Mística medieval feminina
Aniquilação
Data do documento: 11-Mai-2016
Resumo: No presente trabalho realizaremos uma breve abordagem da mística medieval feminina, refletindo acerca do pensamento da autora francesa Marguerite Porete, escritora do século XIII que fazia parte da tradição beguina. Será utilizada como referência primária a única obra da autora, O Espelho das Almas Simples e aniquiladas e que permanecem somente na vontade e no desejo do Amor. Na pesquisa temos como objetivo geral realizar uma reflexão sobre o tema da Morte Mística, que aqui também será compreendida como retorno ou reencontro. Os objetivos específicos serão conduzidos para a questão do aniquilamento e sua finalidade, percorrendo o caminho que este traça para então chegar à morte mística. Tal percurso passa pelos três tipos de morte que são: a morte do pecado, a morte da natureza/espírito e a morte da vontade; seguidos pelos sete graus da Alma. Marguerite nos apresenta uma mística especulativa e uma autorreflexão sobre si mesma e o mundo ao seu redor. Em sua obra, ela aborda questões referentes ao conhecimento, à liberdade e apresenta uma mística diferente das demais, nos mostrando uma nova visão do Cristo. Porete fala sobre a imitatio Christis, isto é, tornar Cristo em exemplo no que diz respeito ao abandono das vontades, essa que é parte primordial para o aniquilamento.
Descrição: DINIZ, J. O. A morte mística em Marguerite Porete: caminho, aniquilamento e retorno. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14157
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaina Oliveira Diniz.pdf14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.