Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14158
Título: O problema do erro na formação do enunciado no Sofista de Platão
Autor(es): Oliveira Júnior, Aluizio Aciole de
Palavras-chave: Sofista
Platão
Parmênides
Enunciado
Não-ser
Data do documento: 18-Abr-2017
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir o problema do NÃO-SER, no poema, Da Natureza, de Parmênides de Eléia, e sua recepção no diálogo platônico, o Sofista. Inicialmente, o referido trabalho irá expor a estrutura do poema, contudo sem ter como proposta a discussão de aspectos semânticos ou mesmo sintáticos contidos no poema. Com efeito, o referido trabalho irá se orientar na discussão sobre as vias do conhecimento, contidas do pensamento parmenidico, neste caso, o SER e o NÃO-SER. Embora, o objeto do trabalho seja o NÃO-SER e o sua recepção, no diálogo platônico, o Sofista, a proposta de discussão sobre a outra via do conhecimento contida no poema, justifica-se porque existe uma ligação lógica, epistemológica e linguística entre as vias, de modo que no desenvolvimento do citado trabalho irá ser demonstrado estas relações. Em seguida, a apresentação do poema, o presente trabalho irá discutir a recepção do problema do NÃO-SER, no diálogo platônico, o Sofista. Demonstrando as diferenças de compreensão tanto por Parmênides, como, por Platão, com efeito, promover a discussão se o NÃO-SER possui ou não existência. Sendo que, caso, o NÃO-SER venha ser comprovado sua existência, discutir em que medida, poderá implicar na impossibilidade do desenvolvimento intelectual do ser cognoscente. Na discussão de análise sobre a recepção do NÃO-SER, no citado diálogo platônico, o presente trabalho irá expor, também, os problemas de declarar o que venha a ser compreendido por SER. Em seguida, o presente trabalho irá discutir a estrutura do enunciado, e suas inferências na relação objeto cognoscível e o receptor cognocente. Destarte, diante da compreensão do enunciado e suas relações com os significados dos objetos cognocentes, discutir o problema do erro na formulação do conhecimento intelectual do ser cognoscente.
Descrição: OLIVEIRA JÚNIOR, A. A. de. O problema do erro na formação do enunciado no Sofista de Platão. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14158
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aluizio Aciole de Oliveira Júnior.pdf22.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.