Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14161
Título: Concepção de indivíduo no liberalismo e no marxismo: da mercantilização à emancipação
Autor(es): Henrique, Maria Claudia Coutinho
Palavras-chave: Concepção de indivíduo
Sociedade burguesa
Capitalismo
Mercantilização
Emancipação
Marxismo
Data do documento: 27-Abr-2017
Resumo: A categoria Indivíduo vem sendo amplamente discutida entre os estudiosos de Marx. Alguns alegam que não há espaço para essa categoria nos escritos marxianos, porém, pode-se observar, por meio de leituras e pesquisas que, não só há espaço, como também há por parte do autor uma preocupação genuína com a emancipação dos indivíduos. O autor alemão critica a falsa noção que os homens de sua época têm, de que existindo emancipação política se alcançaria a igualdade entre os indivíduos. Nesse sentido, ele alega que a emancipação política é um começo, porém muito pouco para eliminar verdadeiramente as diferenças de classes. Marx critica ainda o modo como a sociedade capitalista vê o homem, como o trata e como tal sociedade o transformou em simples mercadoria. Ele nos mostra que, o homem não é apenas uma célula de um sistema, sem consciência de si e dos outros, um homem mercantilizado onde ele próprio não tem valor. O indivíduo, faz parte da sociedade em que vive, tendo ele o poder de transformá-la, de constituí-la para si e para os outros indivíduos, portanto, não pode ser visto apenas como um mero ser sem consciência ou um simples produto gerado pela ideologia capitalista em que o mundo se encontra mergulhado, uma sociedade que desumaniza o homem levando-o a categoria de "coisa". O presente texto tem por objetivo, fazer uma análise de como o indivíduo é visto por Marx, bem como a visão de alguns autores que tratam do tema. A partir de estudos bibliográficos e de um exame histórico, breve, da formação da sociedade burguesa, de como as mudanças nas formas de trabalho e convivência dos homens mudaram no decorrer da história, demonstramos não só o caráter histórico do indivíduo, mas também como tal concepção mudou e se perpetuou através do tempo até atingir a imagem de indivíduo pautada no liberalismo, que é o foco de nossa crítica. O resgate do indivíduo enquanto "ser" se daria através da emancipação verdadeira, que, segundo Marx, é a humana, esta, seria o meio pelo qual, as desigualdades entre os indivíduos seriam extintas, assim como a mercantilização dos seres humanos. Tal emancipação só seria possível, segundo ele, através da revolução do proletariado, que é, afinal, a classe que tem o poder de mudar os rumos da história. Desse modo, teríamos a superação não só da concepção de indivíduo pautado no liberalismo, mas também da própria sociedade burguesa.
Descrição: HENRIQUE, M. C. C. Concepção de indivíduo no liberalismo e no marxismo: da mercantilização à emancipação. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14161
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Claudia Coutinho Henrique.pdf16.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.