Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14171
Título: A ética aristotélica enquanto horizonte para a felicidade
Autor(es): Silva, Ivailda Marques
Palavras-chave: Ética
Virtude
Moral
Felicidade
Data do documento: 25-Mai-2017
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade analisar a discussão sobre ética centralizada na obra Ética a Nicômaco de Aristóteles, onde percebemos que o agir humano é uma busca pela felicidade. O nosso objetivo é discutir a respeito da eudaimonia como resultado da ação ética, partindo do pressuposto de que o exercício das virtudes é fundamental para se alcançar uma vida ética e feliz. Inicialmente veremos as propriedades da ação ética, demonstrando as disposições do caráter e explicando o termo virtude, onde a virtude moral não surge por natureza, mas é alterada e adquirida pelo hábito. Analisamos também que sem a prática o homem não pode ser bom. Pois as virtudes morais são adquiridas através do exercício das demais virtudes, e o indivíduo é a causa de suas próprias ações. Em seguida apresentamos a felicidade como um bem louvável, que confere ao sujeito um diferencial, pois é uma atividade da alma de acordo com as virtudes éticas, ela é autossuficiente e perfeita e, sobretudo, é resultado de uma busca constante. Por fim, analisamos a atividade que é própria do ser humano, esta que lhe orienta para a vida das virtudes, livres das paixões. Considerando que através da razão prática o sujeito é levado a realizar atos considerados éticos, e é na comunidade que ele está inserido que suas ações precisam ser colocadas em prática, já que o homem é um animal político e necessita viver em sociedade. Assim, a felicidade só é alcançada se o indivíduo se dedicar as práticas de ações virtuosas.
Descrição: SILVA, I. M. A ética aristotélica enquanto horizonte para a felicidade. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14171
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - IVAILDA MARQUES SILVA.pdf651.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.