Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14174
Título: Reflexões do estágio supervisionado em geografia desempenhado na E. E. E. F. M. São Sebastião - Campina Grande - PB
Autor(es): Souza, Esteliana Fernandes de
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Ensino de geografia
Teoria
Prática pedagógica
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho consiste na exposição das atividades de estágio desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada na Rua Estelita Cruz, n° 307, no bairro Alto Branco, zona norte da cidade de Campina Grande/PB. Tendo sido realizado às terças feiras no período noturno na turma do 2a ano “A” de modalidade EJA, composta por 19 alunos com faixa etária variando entre 18 (dezoito) a 30 (trinta) anos. Constituindo as atividades concedentes a disciplina Estágio Supervisionado II em Geografia, ocorrida no período de agosto de 2012 a agosto de 2013, sob a supervisão do professor Daniel Campos, da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB com uma carga horária de 180 horas. A realização do Estágio Supervisionado II em Geografia é de suma importância, pois, além de ser uma exigência da grade curricular do curso de Licenciatura Plena em Geografia da UEPB, Campus I, propiciou o primeiro contato com o campo de estágio no Ensino Médio. Tendo por finalidade principal integrar a teoria à prática num processo de ação - reflexão, fazer - pensar. Assim sendo, teve por objetivo descrever e refletir sobre as etapas do estágio. Para tanto fez - se observações in loco, registros fotográficos, coleta de dados, entrevistas, além de uma pesquisa bibliográfica sobre autores que estudam a temática em questão. Tendo esta pesquisa uma abordagem qualitativa. Em suma, a materialização desse estágio possibilitou articular a teoria e prática como também, repensar a prática e pensar sobre as futuras práticas no ensino de geografia. A reflexão que o docente faz da prática tanto na formação inicial e continuada deve ser constante, pois o pensar-refletir antes, durante e depois torna o ensino aprendizagem mais significativo. É, pois, imprescindível para a formação inicial e continuada dos docentes uma prática reflexiva.
Descrição: SOUZA, E. F. de. Reflexões do estágio supervisionado em geografia desempenhado na E. E. E. F. M. São Sebastião - Campina Grande - PB. 2016. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14174
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Esteliana Fernandes de Souza.pdf15.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.