Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14178
Título: No labirinto de uma vida: mulheres tecem sua história e modificam seu espaço em Serra Rajada, Riachão do Bacamarte - PB
Autor(es): Silva, Maria Alana de Souza
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Bordado em labirinto
Artesanato regional
Agricultura familiar
Cultura regional
Data do documento: 7-Fev-2017
Resumo: A referida monografia tem como objetivo fazer uma analise sobre o trabalho das labirinteira da comunidade rural de Serra Rajada, município de Riachão do Bacamarte-PB. A comunidade tem como fonte de renda a agricultura familiar e o artesanato (Labirinto). A preservação da cultura do Labirinto, exercendo modificações no Espaço geográfico a partir da sua produção. Foi possível conhecer a história do bordado e das mulheres que exercem esse fazer artesanal durante décadas, da mesma maneira que, a transformação sofrida no lugar por meio de incentivos provenientes do labirinto. A pesquisa foi executada de forma qualitativa e tendo como base teórica as obras e pensamentos de Milton Santos; Paul Claval e Tuan –Ifu- Tuan. Além das experiências vividas que mostraram a importância do labirinto na economia e na produção do espaço da comunidade. Concluímos dizendo que o Bordado em labirinto é mais que apenas um artesanato feito por um número de mulheres em suas casas. É a preservação da cultura virando trabalho e gerando renda para varias famílias, bem como, o auxílio na modificação do lugar onde se vive, promovendo uma melhoria de vida para todos que cercam este fazer artesanal.
Descrição: SILVA, M. A. de S. No labirinto de uma vida: mulheres tecem sua história e modificam seu espaço em Serra Rajada, Riachão do Bacamarte - PB. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14178
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Alana de Souza Silva.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.