Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14186
Título: O professor de inglês no ensino fundamental I: entre prescrições e gestos didáticos
Autor(es): Coutinho, Elielma Carneiro
Palavras-chave: Língua inglesa
Formação de Professores
Linguística Aplicada
Interacionismo Sociodiscursivo
Data do documento: 2017
Resumo: No Brasil, o ensino de língua inglesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental tem se apresentado como um significativo campo de trabalho para os professores, que, no entanto, muitas vezes, começam a lecionar sem uma formação adequada e na ausência de políticas governamentais que orientem seu trabalho. Nesse cenário, objetivamos investigar a prática pedagógica do professor de inglês no contexto do Ensino Fundamental I, considerando as prescrições e os gestos didáticos que permeiam esse agir. Para tanto, situados no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES 2006, 2009), utilizamos como aporte teórico estudos sobre o cenário internacional e brasileiro do ensino de língua inglesa nos anos iniciais (ENEVER, 2011; GRADDAL, 2006; BRASIL, 1996, 1998, 2013) e sobre a formação docente (LÜDKE, 2009; REICHMANN, 2015; MEDRADO, 2012). Utilizamos, ainda, o aporte teórico do Interacionismo Sociodiscursivo e das Ciências do Trabalho (BRONCKART, 2012; CLOT, 2006, 2007). Nossos dados foram gerados por meio de entrevistas e instruções ao sósia com duas professoras de língua inglesa que lecionam no âmbito do Ensino Fundamental I. A partir de uma análise qualitativa, identificamos as prescrições que orientam seu fazer e os gestos didáticos específicos que compõem a prática dessas professoras. A análise evidenciou, outrossim, que uma formação que contemple a realidade do ensino de inglês nas séries iniciais possibilitaria aos professores algumas formas de agir imprescindíveis para que a prática no campo de trabalho não se configure como uma das poucas opções de construção do seu metiér.
Descrição: COUTINHO, E. C. O professor de inglês no ensino fundamental I: entre prescrições e gestos didáticos. 2017. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14186
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elielma Carneiro Coutinho.pdfElielma Carneiro Coutinho1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.