Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14191
Título: Conhecimento popular acerca de períodos secos ou chuvosos na comunidade rural de Passassunga, Guarabira-PB
Autor(es): Araújo, Tatyegle Holanda
Palavras-chave: Condições Climáticas
Etnoclimatologia
Especialistas Locais
Data do documento: 2017
Resumo: As mudanças climáticas apresentam riscos significativos para a humanidade, impactos atuais variam entre a perda da produtividade das terras e aos diversos impactos para os ecossistemas. Os povos tradicionais detêm um intrínseco conhecimento sobre o tempo e o clima, obtido de forma empírica e perpetuada pelas gerações. A pesquisa objetiva registrar os conhecimentos tradicionais sobre as experiências de inverno e seca da comunidade rural de Passassunga no município de Guarabira-PB, Nordeste do Brasil. Estudando os indicadores ambientais que norteiam a profecia da chuva e seca nessa localidade e averiguar até que ponto essas experiências podem orientar as práticas produtivas dessas populações de acordo com as suas experiências. Os dados necessários para este estudo foram coletados no período de um ano, de abril de 2016 a abril de 2017, utilizando técnicas de amostragem “bola de neve”, constituído pela aplicação de um formulário com perguntas semiestruturadas com 10 agricultores sendo três mulheres e sete homens, conhecedores dos sinais de inverno e seca. Contatou-se que, os informantes da pesquisa dispõem da confiabilidade de suas observações em face dos diversos fenômenos da natureza, elementos da fauna, flora, insetos, dias santos e fenômenos atmosféricos, que corroboram nas previsões de seca e inverno. Notou- se a preocupação dos especialistas locais com o desaparecimento de pássaros e plantas, que são utilizadas no cotidiano dos “profetas”, tal fato vem interferindo na realização das experiências com mais eficácias. Destacar a importância do conhecimento tradicional, aliando-se aos estudos científicos dos órgãos de pesquisa, contribuindo com melhores previsões quanto os eventos cíclicos (chuva- seca).
Descrição: ARAÚJO, T. H. Conhecimento popular acerca de períodos secos ou chuvosos na comunidade rural de Passassunga, Guarabira-PB. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14191
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatyegle Holanda Araújo.pdfTatyegle Holanda Araújo920.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.