Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14192
Título: Práticas Curriculares sobre a Diversidade Étnico-racial e o Multiculturalismo
Autor(es): Silva, Luis Carlos Oiveira
Palavras-chave: Diversidade
Multiculturalismo
Currículo
Lei 10.639/2003
Lei 11.645/2008
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho intitulado Práticas Curriculares sobre a Diversidade Étnico-racial e o Multiculturalismo discute as questões norteadoras da diversidade e do multiculturalismo no currículo escolar e nas práticas de professores/as na Escola DM (Diversidade e Multiculturalismo1) – Alagoa Grande/PB. Nele contextualizamos alguns momentos nos quais o Movimento Negro e Indigenista tiveram papel importante visto as lutas em meio ao cenário politico e social principalmente no século XX ter colaborado para a discussão da diversidade étnico-racial, e, portanto, do multi culturalismo no currículo escolar, através das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Nessa perspectiva, discutimos currículo, currículo multicultural, cultura e cultura escolar, o que nos levou a dialogar com alguns estudiosos, a exemplo de: Akkari, Santiago (2010), Gomes (2012), Barbosa e Candau (2007), Moreira (2002), Arroyo (1992), Candau, Anhorn (2000), Rocha (2013) para então trazer a tona o debate acerca da diversidade e do multiculturalismo na educação. Para tanto, recorremos às práticas pedagógicas de professores/as na Escola DM, recolhidas a partir de entrevistas gravadas e informais e através de visitas a essa instituição onde observamos o espaço escolar e as relações que ocorrem na sala de aula e fora dela. Identificamos problemas que impedem o trabalho com as questões étnico-raciais nessa escola e que inviabiliza a construção de um currículo diverso e plural. Nesse sentido identificamos práticas ainda pontuais e esporádicas realizadas por alguns professores/as, mas não pelo conjunto dos/as professores/as, o que se constitui um desafio, torna a Escola DM uma instituição diversa e plural, conforme obriga as Leis 10.639 e a 11.645/08.
Descrição: SILVA, L. C. O. Práticas Curriculares sobre a Diversidade Étnico-racial e o Multiculturalismo. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14192
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luis Carlos Oliveira Silva.pdfLuis Carlos Oliveira Silva609.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.