Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14193
Título: As limitações da linguagem cartográfica no ensino fundamental e médio: um desafio para a geografia nos dias atuais
Autor(es): Cunha, Emmanuel Fernando da Costa
Palavras-chave: Alfabetização Cartográfica
Ensino de Geografia
Cartografia
Data do documento: 2017
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos geográficos e cartográficos diante de sua história, a fim de provocar uma mudança na prática docente. Portanto usufruir de pesquisas bibliográficas, através de adequadas leituras mediante a construção deste artigo foi debruçar de novos conhecimentos capazes de envolver a teoria e a prática no convívio escolar e no ensino-aprendizado. Desta forma o aluno aprenderá a construir seus novos horizontes perante os estudos postos em sala de aula. Enfim, falar destas limitações cartográficas no ensino fundamental é compreender que nós educadores ainda estamos buscando o desconhecido e para que essa busca tenha objetivo de superar o analfabetismo cartográfico dos alunos é preciso analisarmos criticamente a formação nos cursos de Licenciatura em Geografia. Concluímos que as dificuldades dos professores da Educação Básica quanto ao uso da Cartografia estão relacionadas ao precário enfoque cartográfico nos cursos de Geografia e as dos alunos, relacionam-se à deficiência na leitura cartográfica.
Descrição: CUNHA, E. F. C. da. As limitações da linguagem cartográfica no ensino fundamental e médio: um desafio para a geografia nos dias atuais. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14193
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emmanuel Fernando Costa da Cunha.pdfEmmanuel Fernando Costa da Cunha572.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.