Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14194
Título: Mulheres camponesas: a história de vida e lutas de duas assentadas de Zumbi dos Palmares/Mari/PB
Autor(es): Santos, Ana Paula Alexandre dos
Palavras-chave: Mulher Camponesa
Movimento Sem Terra
História de Vida
Data do documento: 2017
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a luta e trajetória da mulher camponesa em meio ao movimento do MST, seu histórico de luta e a importância do seu trabalho e o papel que desempenha na organização política e social do seu assentamento.Utilizando a história de vida de duas assentadas: Josália Gomes do Vale (Gordinha) eGesonita Alves (D. Nita), ambas oriundas do assentamento Zumbi dos Palmares. O mesmo apresentará as dificuldades, desafios e conquistas que essas mulheres enfrentam na busca de melhorias e reconhecimento para uma causa que ainda requer muita luta. O trabalho aqui apresentado nasce das vivencias trazidas pelo grupo de estudo Aprendizes da Terra,em que o mesmo realizava formação de professores, nos assentamentos Tiradentes e Zumbi dos Palmares na cidade de Mari-PB, outra motivação veio através do Componente Curricular de Educação do Campo, e por meio de um desejo pessoal. A partir desses encontros surgia necessidade de aprofundar o conhecimento sobre essas mulheres que dedicam uma vida inteira em prol de melhorias para sua comunidade. A metodologia foi á pesquisa bibliográfica em livros, artigos, além de consultas a sites e blogs e a história oral e observação in loco. Os resultados obtidos foram á percepção de quanto a mulher camponesa lutou e vem ainda lutando para conseguir seus direitos, e assim garantir que esses direitos permaneçam para as gerações futuras.
Descrição: SANTOS, A. P. A. dos. Mulheres camponesas: a história de vida e lutas de duas assentadas de Zumbi dos Palmares/Mari/PB. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14194
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Alexandre dos Santos.pdfAna Paula Alexandre dos Santos672.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.