Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14196
Título: Lutas e Conquistas do Assentamento Vazante: a construção de um território de esperança
Autor(es): Silva, José de Arimateia de Oliveira
Palavras-chave: Reforma Agrária
Assentamento Rural
Território
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho buscar analisar as condições de vida e de trabalho das famílias camponesas do Assentamento Vazante/Tacima – PB, visando compreender, por um lado, a importância e as potencialidades do acesso à terra para os camponeses e, por outro, a atuação/implementação da reforma agrária de 1964 até 1990 no território brasileiro. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório para a qual foram utilizados dados de fontes indiretas: (Instituto de Geografia e Estatística – IBGE, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA) e direta, estes últimos colhidos mediante entrevista semiestruturada junto aos assentados e assentadas do assentamento, lócus do presente estudo. A pesquisa de campo foi precedida de pesquisa bibliográfica (livros e artigos) com destaque para os seguintes autores: Moreira (2007), Caume (2006), Oliveira (2007), Rodrigues (2010), Sparovek (2003), Thomas Jr. (1990) e outros. Os dados sinalizam para a importância do acesso à terra enquanto condição para a reprodução do modo de vida camponês ao tempo em que questionam a fragilidade da Reforma Agrária, considerando que, embora importante, o acesso à terra sem as condições necessárias, não é suficiente para a reprodução da família em condições de existência dignas. No entanto, é possível vislumbrar que a terra conquistada, representa o sonho camponês de um local para “morar e trabalhar”, constituindo-se assim, enquanto territórios de esperança. Nesse sentido, a desapropriação da propriedade capitalista é mais do que uma conquista de um pedaço de terra, é a conquista do território do amanhã, território de desejo, o qual abre possibilidades para os camponeses-assentados construírem outros sentidos e formas para o uso a terra, com foi observado no assentamento Vazante.
Descrição: SILVA, J. de A. de O. Lutas e Conquistas do Assentamento Vazante: a construção de um território de esperança. 2017. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14196
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José de Arimateia de Oliveira Silva.pdfJosé de Arimateia de Oliveira Silva2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.