Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14207
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Deilane Nunes de | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-28T13:21:06Z | - |
dc.date.available | 2017-08-28T13:21:06Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 373.13 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14207 | - |
dc.description | MELO, D. N. de. Formação leitora de alunos surdos: das concepções teóricas à prática formativa no atendimento educacional especializado. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | No decorrer do processo histórico, as propostas de ensino para alunos Surdos não privilegiavam a sua aprendizagem. Porém, com a proposta de educação inclusiva, surge o momento de uma ressignificação no ensino da pessoa com surdez, por possibilitar o conhecimento através da comunicação em LIBRAS no contexto escolar, e assim garantir a formação na sua língua materna. O objetivo desse trabalho é investigar as práticas de formação leitora de um aluno Surdo incluído em uma sala de A.E.E em Catolé do Rocha - PB, bem como, as concepções teóricas de formação leitora e a prática formativa no Atendimento Educacional Especializado (A.E.E). Os principais autores que nortearam essa pesquisa foram: KOCH E ELIAS (2007), GOLFELD (2002) e TRAVAGLIA (2003). A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo com a utilização de entrevistas semiestruturadas e gravadas, além de, um diário de campo e fotografias. Destacamos que, as falas dos profissionais da equipe do A.E.E. foram primordiais para elaboração desse trabalho, compreendendo que só é possível a formação leitora do aluno com surdez na sala de A.E.E. por meio da aquisição de sua Língua Materna, a LIBRAS. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Marcos Rosendo de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação Leitora | pt_BR |
dc.title | Formação leitora de alunos surdos: das concepções teóricas à prática formativa no atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Deilane Nunes de Melo.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.