Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Francisca Joilma Filgueiras dos-
dc.date.accessioned2017-08-28T13:21:30Z-
dc.date.available2017-08-28T13:21:30Z-
dc.date.issued2017-08-28-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14210-
dc.descriptionSANTOS, F. J. F. dos. Inclusão de surdos no ensino regular: desafios e possibilidades da educação inclusiva. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em uma análise teórica, sobre a inclusão de surdos no ensino regular: onde apresentam-se desafios e possibilidades de promover um maior crescimento no incentivo na perspectiva de acessibilidade e participação ativa no contexto da educação inclusiva no processo educacional das Escolas Brasileiras. Ao mesmo tempo, o trabalho busca de forma coerente, enfatizar as mais diversas características das questões que norteiam o processo de inclusão. Dessa forma, foram realizadas analises contextualizadas de acordo com as diferentes percepções e perspectivas da inclusão escolar, por diferentes autores e obras da área notória, dentre eles, destacam-se: Goldfeld (2002), Mantoan (2003), Caiado (2009), Lodi (2013), Carvalho (2015), Lima (2015). Assim, constata-se as várias metodologias que foram introduzidas no ensino dos alunos surdos no Brasil, entre as quais está o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilinguismo e a Pedagogia Surda. Assim bem como os índices de participação desses alunos no ensino regular, que mostra um crescente aumento no número de alunos surdos na educação regular, fruto das diferentes propostas e cumprimentos das políticas de inclusão.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eianny Cecilia de Abrantes Pontespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectEnsino regularpt_BR
dc.titleInclusão de surdos no ensino regular: desafios e possibilidades da educação inclusivapt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Joilma Filgueiras dos Santos.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.