Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14210
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Francisca Joilma Filgueiras dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-28T13:21:30Z | - |
dc.date.available | 2017-08-28T13:21:30Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14210 | - |
dc.description | SANTOS, F. J. F. dos. Inclusão de surdos no ensino regular: desafios e possibilidades da educação inclusiva. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em uma análise teórica, sobre a inclusão de surdos no ensino regular: onde apresentam-se desafios e possibilidades de promover um maior crescimento no incentivo na perspectiva de acessibilidade e participação ativa no contexto da educação inclusiva no processo educacional das Escolas Brasileiras. Ao mesmo tempo, o trabalho busca de forma coerente, enfatizar as mais diversas características das questões que norteiam o processo de inclusão. Dessa forma, foram realizadas analises contextualizadas de acordo com as diferentes percepções e perspectivas da inclusão escolar, por diferentes autores e obras da área notória, dentre eles, destacam-se: Goldfeld (2002), Mantoan (2003), Caiado (2009), Lodi (2013), Carvalho (2015), Lima (2015). Assim, constata-se as várias metodologias que foram introduzidas no ensino dos alunos surdos no Brasil, entre as quais está o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilinguismo e a Pedagogia Surda. Assim bem como os índices de participação desses alunos no ensino regular, que mostra um crescente aumento no número de alunos surdos na educação regular, fruto das diferentes propostas e cumprimentos das políticas de inclusão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eianny Cecilia de Abrantes Pontes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Ensino regular | pt_BR |
dc.title | Inclusão de surdos no ensino regular: desafios e possibilidades da educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francisca Joilma Filgueiras dos Santos.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.