Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14215
Título: Representações de pessoas negras no livro didático de história do Ensino Fundamental II
Autor(es): Trajano, Camila dos Santos
Palavras-chave: Livros Didáticos
Pessoas Negras
Estereótipos
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho possui como objetivo discutir e analisar imagens das pessoas negras no livro didático de História do ensino fundamental II. Nessa perspectiva buscamos compreender as imagens no sentido de perceber se elas rompem ou não com os estereótipos consagrados a essas pessoas. Para a análise utilizamos a coleção de livro didático intitulado: História e Vida Integrada, dos autores Nelson Piletti, Claudino Piletti e Thiago Tremonte; publicada em 2008. Fundamentamos a discussão e analise nos estudos de alguns pesquisadores/as da temática, tais como: (Silva, 1995), (Leite, 2010), (Teixeira, 2009), (Freitas, 2011), visto suas discussões se assemelharem ou se distanciarem do que fazemos nesse trabalho. A análise das imagens nos possibilitou perceber que nem sempre o livro didático objeto da nossa pesquisa rompe com os estereótipos atribuídos as pessoas negras, o que possibilita afirmar que nem mesmo com a aprovação da Lei 10.639/2003 o livro didático mudou a forma de representa-las.
Descrição: TRAJANO, C. dos S. Representações de pessoas negras no livro didático de história do Ensino Fundamental II. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14215
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila dos Santos Trajano.pdfCamila dos Santos Trajano2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.