Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14218
Título: Organização popular no Assentamento Redenção: um processo de sobrevivência, luta e resistência
Autor(es): Silva, Levy dos Santos
Palavras-chave: Direito a Terra
Organização Popular
Identidade Social
Data do documento: 2017
Resumo: Neste artigo, proponho uma reflexão sobre os processos de organização popular no Assentamento Redenção do município de Pilões-PB, como uma reação coletiva dos trabalhadores às relações de trabalho existentes e como isso interferia nos processos de sobrevivência desses moradores. Esse material é resultado de um levantamento bibliográfico de alguns autores/pesquisadores que trazem uma grande análise dos processos de reforma agrária na Paraíba e, em especial, na região do Brejo. Agregada a estas pesquisas estão os relatos orais dos moradores da própria área de Assentamento, estes que tiveram grandes experiências enquanto trabalhadores assalariados da antiga Usina Santa Maria. Desta forma, foi formada uma sequência temática de quatro seções, que irão tratar da luta e servirão para entendermos sua importância neste processo, sendo assim: a primeira seção, que tem como título: A questão agrária: fatos importantes na historiografia brasileira; a segunda seção: Os movimentos sociais como agentes essenciais no fortalecimento da organização popular; a terceira seção: Da Usina Santa Maria ao Assentamento Redenção e a quarta seção: A resistência: a luta pela desapropriação das terras da Usina Santa Maria. É de grande importância que exista o entendimento destas experiências de sobrevivência, resistência e luta no Assentamento Redenção, que carrega várias peculiaridades que lhe dão ainda mais valoração. Dentre elas, podemos destacar que foram situações geradas pelos próprios trabalhadores e dos movimentos sociais, dentro de suas inquietações para a garantia da terra, fator essencial motivador para todo o processo de resistência. Sendo assim, entender esses processos nos fará perceber. que no Assentamento Redenção está guardada uma história de luta que difere de tantas outras, pelo fato de ser uma organização dos moradores para os moradores. Palavras-chave: direito a terra; moradores; sobrevivência; organização popular; resistência; luta; identidade social; conquista.
Descrição: SILVA, L. dos S. Organização popular no Assentamento Redenção: um processo de sobrevivência, luta e resistência. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14218
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Levy dos Santos Silva.pdfLevy dos Santos Silva662.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.