Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14219
Título: As contribuições da gestão democrática no processo de valorização da educação em direitos humanos em uma escola pública no Rio Grande do Norte
Autor(es): Silva, Valquiria dos Santos
Palavras-chave: Gestão Democrática
Gestão Participativa
Direitos Humanos - Educação
Data do documento: 2017
Resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar as contribuições da gestão democrática no processo de valorização de educação em direitos humanos em uma escola pública do Rio Grande do Norte. A metodologia da pesquisa configura-se como qualitativa do tipo inicialmente bibliográfica e posteriormente um estudo de caso para verificarmos as atividades desenvolvidas na escola em relação a gestão democrática e educação em direitos humanos. O campo de pesquisa está situado na Escola Municipal Governador Mário Covas, na cidade de Passa e Fica, no Rio Grande do Norte, os sujeitos da pesquisa foram, uma gestora, um vice gestor e três coordenadoras pedagógicas. Para fundamentar teoricamente, apresentamos as seguintes bases: Luck (2008; 2006), Libâneo (2008) Gadotti (1995) para discutir a gestão democrática e participativa. Para debater sobre a educação em direitos humanos partimos de documentos legais como o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2007), Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (2005) e os autores Dias (2010), Benevides (2007), Candau (2000) que trazem suas contribuições significativas a respeito do tema. Percebemos através deste estudo, que na escola campo de pesquisa a gestão de forma democrática vem promovendo projetos que integram a comunidade escolar na discussão e valorização do tema educação e direitos humanos.
Descrição: SILVA, V. dos S. As contribuições da gestão democrática no processo de valorização da educação em direitos humanos em uma escola pública no Rio Grande do Norte. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14219
ISSN: CDD 371.207
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valquiria dos Santos Silva.pdfValquiria dos Santos Silva1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.