Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14220
Título: O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de geografia: um estudo de caso para Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo
Autor(es): Damião Neto, Severino
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Geografia
Ferramentas Tecnológicas
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso de ferramentas tecnológicas no ensino de geografia, tendo como a base um estudo de caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, considerando o uso de ferramentas tecnológicas que o mundo contemporâneo nos oferece, as quais são amplamente dissipadas entre os estudantes do Ensino Fundamental e Médio como: smartphones, redes sociais, GPS, realidade virtual, além de diversas outras tecnologias que encurta cada vez mais as distancias e possibilitam processos mais rápidos de ensino-aprendizagem. Na perspectiva de usa-las com ―armas‖ para tentar diminuir as problemáticas pedagógicas enfrentadas pela educação no Brasil, que possui altos índices de evasão escolar, baixos índices de assiduidade nas aulas e um grande desinteresse dos alunos pelos conteúdos ministrados em sala o que dificulta a aproximação entre docentes e discentes. A pesquisa apresentou como método: um estudo dirigido para coleta de referenciais teóricos sobre o tema, registro de imagens e pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas e observação direta da realidade escolar. Na condução da pesquisa identificamos que será preciso qualificar os professores para serem mediadores entre essas novas tecnologias como ferramentas didáticas, aproximando-os dos discentes, que se encontram nessa geração conectada com as tecnologias da informação e comunicação.
Descrição: DAMIÃO NETO, S. O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de geografia: um estudo de caso para Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14220
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severino Damião Neto.pdfSeverino Damião Neto4.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.