Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14226
Título: Análise do princípio da precaução para minimizar os impactos ambientes provenientes da mineração
Autor(es): Fires, Rafaela Albuquerque
Palavras-chave: Meio ambiente
Impacto ambiental
Sustentabilidade
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: A mineração é uma das principais atividades econômicas do nosso país, do setor primário e na indústria, com início praticamente concomitante com o descobrimento do país. O Brasil, atualmente, possui destaque mundial na área de extração de ferro, nióbio, manganês, bauxita, tantalita, entres outros, de acordo com Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM, 20115). Todavia o crescimento da produtividade minerária no país não corresponde ao mesmo engajamento em relação à proteção do Meio Ambiente. Neste contexto, o objetivo do presente estudo é analisar a existência da possibilidade prática do Princípio de Precaução como alternativa sustentável minimizadora dos impactos ambientais causados pela mineração, está ligado à prudência e à cautela, de modo a evitar possível risco de dano, ou risco potencial, sendo portanto essencial para a preservação e conservação ambiental. A metodologia utilizada na consecução deste artigo consiste basicamente no método analítico-descritivo. Utilizaram-se também como fontes de pesquisa informações eletrônicas e artigos científicos em sites especializados. O resultado demonstra que, em sua maioria, o modo de produção predatório e os seus reflexos socioambientais se fazem presentes na atividade mineradora. A sustentabilidade, aliado a prática prudente do Princípio de Precaução, exige a estruturação de um novo modelo de atividade mineradora que propicie ganho líquido à geração presente e futuras e tenha sempre a sustentabilidade como premissa.
Descrição: Fires, R.A. Análise do princípio da precaução para minimizar os impactos ambientes provenientes da mineração. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14226
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Albuquerque Fires.pdf592.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.