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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14229
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Guedes Sobrinho, Suzane | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-28T19:01:32Z | - |
dc.date.available | 2017-08-28T19:01:32Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14229 | - |
dc.description | GUEDES SOBRINHO, S. A prática pedagógica do professor nas salas de educação especial (APAE): os efeitos da participação ativa da família na educação. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo discutir como a participação ativa da família na educação da criança com necessidades educacionais especiais contribui de forma significativa para o desenvolvimento do educando. A pesquisa de tipo qualitativa, voltada a estudo de caso foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no município de Campina Grande-PB. Para isso foi desenvolvido um estudo inicial sobre a trajetória histórica da Educação Especial, mostrando seus principais marcos históricos, lutas e conquistas do deficiente, dando ênfase posteriormente ao trabalho que é desenvolvido na APAE, em prol da melhoria da qualidade de vida. A participação da família junto ao trabalho da APAE gera efeito bastante significativo no desenvolvimento, aprendizagem e socialização do deficiente. Foi a partir desse pressuposto que foram realizados estudos bibliográficos acerca do tema, servindo como suporte teórico necessário para o levantamento de dados através de questionário destinado aos professores da APAE, com indagações a respeito de como procede à parceria família/escola, qual a visão do professor partindo do ponto de vista pedagógico, da importância que a família tem no apoio a educação do deficiente. Vemos que a família é o meio de maior suporte emocional, educativo, e de inserção da criança com necessidades educacionais especiais, agente principal responsável pelo desenvolvimento da mesma. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Livânia Beltrão Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Pessoas portadoras de necessidades especiais | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento educacional | pt_BR |
dc.title | A prática pedagógica do professor nas salas de educação especial (APAE): os efeitos da participação ativa da família na educação | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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