Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14235
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Jocilene Tavares dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-28T20:15:13Z | - |
dc.date.available | 2017-08-28T20:15:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14235 | - |
dc.description | SANTOS, J. T. dos. Uma reflexão sobre o processo da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo intitulado: Uma reflexão sobre o processo da leitura e da escrita nos primeiros anos do ensino fundamental, tem como objetivo refletir sobre o processo de aprendizagem de crianças, nos primeiros anos do ensino fundamental, por meio da leitura e da escrita. A metodologia por nós utilizada está fundamentada na pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, de acordo com os autores como Bogdan; Biklen (1994) e Marconi; Lakatos (1992), abordagem de pesquisa que abrange livros e artigos disponíveis sobre o tema. Com essa caminhada metodológica, atrelada ao nosso objetivo de pesquisa procuramos compreender o processo da leitura e da escrita, no sentido de incentivar a criança, o gosto pela leitura e a escrita, em diferentes gêneros textuais, como, histórias infantis, contos, cartas, notícias de jornais, músicas, bilhetes, jogos e brincadeiras, de modo a reforçar a sua vontade de ler dentro e fora da sala de aula. Para tanto, contamos com a colaboração teórica dos autores, Vigotsky (1983, 1984), Piaget (1997, 1984, 1983) Emília Ferreiro (1981, 1985, 1991, 1996), entre outros. Portanto, esperamos que sendo a escola, o espaço para a construção do saber, possibilite a criança de acordo com seu nível de desenvolvimento, leituras que estimulem e enriqueçam a sua imaginação e a sua criatividade, de modo que num futuro próximo tenhamos escolas, com crianças, de forma autônoma e ativa, exigindo a leitura como prioridade para a construção do seu próprio processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Célia de Assis | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação da criança | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Uma reflexão sobre o processo da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jocilene Tavares dos Santos.pdf | 442.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.