Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14236
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Albuquerque, Janeleide da Silva Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-28T20:27:57Z | - |
dc.date.available | 2017-08-28T20:27:57Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14236 | - |
dc.description | ALBUQUERQUE, J. da S. S. Compreensão de professores da educação infantil acerca dos conceitos de desenvolvimento e aprendizagem humana. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta desse trabalho concentrou-se no estudo da compreensão de professoras da Educação Infantil, acerca dos conceitos de Aprendizagem e Desenvolvimento humano. A investigação deu-se em duas Instituições da Educação Infantil (creche/Pré-escola) no Município de Campina Grande – PB. O instrumento investigativo – entrevista estruturada - possibilitou a análise do modo de compreensão dos conceitos. As categorias para a apreciação dos dados da investigação foram pautadas nos pressupostos filosóficos e metodológicos do materialismo histórico dialético, presentes na obra de Lev Semenovich Vigotski. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar os diferentes níveis de compreensão dos conceitos de desenvolvimento e aprendizagem. O desafio que se apresentou, após esse trabalho de investigação, se situou no enfrentamento e na complexidade das contribuições da Psicologia Histórico-cultural para a formação docente. Tal desafio esteve, não apenas em contribuir com o desenvolvimento dos conhecimentos que essa área disponibiliza, mas em instrumentalizar o professor, para que ele possa priorizar o aprofundamento conceitual sobre desenvolvimento humano, descortinando novos horizontes para a compreensão do psiquismo infantil. Esta pesquisa apontou, ainda, para a necessidade de ampliação da aplicabilidade de tal aporte teórico, de modo que se possa melhor contribuir na formação de professores, buscando novas possibilidades de intervenção na prática social, a partir da educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria da Guia Rodrigues Rasia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Psicologia histórico cultural | pt_BR |
dc.subject | Psiquismo infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Compreensão de professores da educação infantil acerca dos conceitos de desenvolvimento e aprendizagem humana | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Janeleide da Silva Sousa Albuquerque.pdf | 905.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.