Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14237
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Fabiana Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-28T20:31:08Z | - |
dc.date.available | 2017-08-28T20:31:08Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-07 | - |
dc.identifier.other | 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14237 | - |
dc.description | Fernandes, F. B. O desenho como prática pedagógica na educação infantil.2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo analisar o desenho como prática pedagógica numa instituição municipal de Educação Infantil, na cidade de Campina Grande – PB; e também pretende discutir o lugar do desenho enquanto partilha de sentidos e significados de crianças de 2 a 5 anos, atendidas na instituição, em 2014. O interesse pela temática remete à formação das professoras acerca do desenho da criança e à valorização das profissionais da Educação Infantil. Para desenvolver este estudo, realizamos pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. A pesquisa também buscou compreender o lugar do desenho na instituição, em quais momentos e como o desenho era proposto para as crianças e identificar qual o significado do desenho para as professoras que faziam parte daquela instituição. O desenho infantil é uma parte importante da expressão da criança que ainda. Ele também é um meio importante para a reflexão do professor sobre a linguagem visual, por ter significativa influencia na intervenção da criança no meio social em que vive e, especialmente, na Instituição de Educação Infantil. As situações observadas foram alvo de pensamento reflexivo, e analisadas a partir das concepções de criança e das infâncias, das pesquisas sobre o desenho infantil, e considerando o fato de as crianças serem sujeitos histórico-culturais. Na atualidade, a prática docente com desenhos remete-nos à importância dos diferentes materiais no ato de desenhar, e às dimensões mais significativas no desempenho do educador, o qual enriquece a sua prática ao estar atento a todas as manifestações artísticas de seus alunos, inclusive o desenho. A criança da Educação Infantil está em pleno desenvolvimento, e por isso, a professora deve lhe oferecer condições que estimulem o gosto pela arte, e incentivar as suas criações num pedaço de papel, permitindo-as inventar, criar o que sua imaginação pedir | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Ma. Rosemary Alves de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.title | O desenho como prática pedagógica na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fabiana Barbosa Fernandes.pdf | 734.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.