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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14238
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Quirino, Sayonara Ramos Marcelino Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-28T20:34:22Z | - |
dc.date.available | 2017-08-28T20:34:22Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-03 | - |
dc.identifier.other | 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14238 | - |
dc.description | Quirino, S.R.M.F. Estudos culturais e educação: uma análise sobre propagandas publicitárias. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a relação entre a identidade de gênero e os modelos de feminilidade e masculinidade, em peças publicitárias de brinquedos infantis, através da abordagem dos Estudos Culturais. O objetivo do nosso trabalho é analisar as relações de gênero presentes nas propagandas de brinquedos destinadas ao público infantil. Este estudo segue o campo teórico e metodológico dos Estudos Culturais, que apresentam discussões e reflexões sobre a diversidade de cada cultura, sua multiplicidade e complexidade. São, também, estudos orientados pela hipótese de que entre as diferentes culturas existem relações de poder e dominação que devem ser questionadas. As estratégias de coleta, organização e sistematização dos dados, para a realização desta pesquisa, se deram através da abordagem dos Estudos Culturais, sendo também de cunho qualitativo, aliadas a uma pesquisa bibliográfica. O referencial teórico tem por base as matrizes teóricas dos Estudos Culturais (EC), segundo Costa (2003); a identidade de gênero na perspectiva das autoras: Scott (1990), Haraway (2004) e Louro (2007); consumo infantil, mídia e publicidade por Bauman (2008) e Sabat (1999); modelos de feminilidade e masculinidade, segundo Paechter (2009). Conclui-se que o objeto de estudo em questão, as peças publicitárias de brinquedos destinadas ao público infantil, ainda exerce um forte poder de persuasão nos modelos de feminilidade e masculinidade, porém, avança para romper o preconceito. Nesse sentido, procuramos analisar a expressão da ideologia de algumas propagandas publicitárias vinculadas aos brinquedos infantis, levando em consideração os determinantes materiais e ideológicos do patriarcado na sua definição, o que contribui para a cristalização dos significados dominantes sobre o gênero (feminino e masculino). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Ma. Senyra Martins Cavalcanti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject | Modelos de feminilidade e masculinidade | pt_BR |
dc.subject | Consumo infantil | pt_BR |
dc.subject | Peças publicitárias | pt_BR |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.title | Estudos culturais e educação: uma análise sobre propagandas publicitárias | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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