Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14243
Título: Experiência e conhecimento dos profetas da chuva na comunidade rural de Matas do Riachão no município de Cacimba de Dentro-PB, Nordeste do Brasil
Autor(es): Silva, Geisa Oliveira Araújo e
Palavras-chave: Experiências Inverno e Seca
Agricultores
Profeta da Chuva
Data do documento: 2017
Resumo: A observação da natureza e os conhecimentos sobre “previsão do tempo” são transmitidos de geração em geração e vem sendo perpetuando até os dias atuais. A profecia se dá por meio do contato direto com o meio ambiente, e essa habilidade vai se desenvolvendo através dos tempos, ou seja, a partir do contato direto com a natureza. A pesquisa objetiva registrar o conhecimento tradicional sobre as experiências de inverno e seca na comunidade rural de Matas do Riachão, Cacimba de Dentro-PB. Os dados necessários para esse estudo foram coletados no período de março de 2016 a março de 2017, aplicando-se a técnica de amostragem bola de neve (SnowBalll) (BAILEY, 1994), onde a partir do contato inicial com a comunidade é identificado o primeiro especialista local, que indica novos especialistas, e assim sucessivamente, até que sejam todos alcançados e aplicados as entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 10 moradores da comunidade de Matas do Riachão, Cacimba de Dentro-PB, com a faixa-etária entre 60 e 92 anos de idade sendo quatro (04) mulheres e seis (06) homens, todos conhecidos na comunidade como especialistas em realizar as experiências de inverno e seca. Observou-se que as experiências são ainda realizadas, e que os entrevistados confiam no que diz a natureza sobre a incidência de inverno e seca, porém as ações antrópicas e as mudanças climáticas elementos essenciais para previsões dos profetas vem desaparecendo, tanto espécies da fauna como da flora que corroboram nas suas experiências. Essas previsões são bases para realizar suas plantações e o manejo nas terras. Dessa forma, é notável o poder desse conhecimento que é perpetuado entre as gerações, além de confirmar a relação que o profeta tem com a natureza e influência que exercer sobre a agricultura. São diversos fatores e elementos elencados pelos entrevistados como a transmissão cultural, a idade, a relação do profeta com a natureza. As experiências mais citadas foram com os elementos da flora, dias santos, fauna, insetos, astros, etc. Portanto, percebe-se que o valor desse conhecimento para os agricultores e profetas, estão em evidência com as transformações e mudanças climáticas que afeta a região, além de contribuir com as técnicas e os estudos meteorológicos.
Descrição: SILVA, G. de O. A. e. Experiência e conhecimento dos profetas da chuva na comunidade rural de Matas do Riachão no município de Cacimba de Dentro-PB, Nordeste do Brasil. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14243
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geisa de Oliveira Araújo e Silva.pdfGeisa de Oliveira Araújo e Silva1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.