Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14245
Título: A representação do índio no livro didático do ensino fundamental adotado no município de Guarabira
Autor(es): Felix, Dinamery de Sousa
Palavras-chave: Educação Indígena
Livro didático
Representação Social
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho monográfico tem por objetivo analisarmos como o índio brasileiro é representado no livro didático de História, do Ensino Fundamental I, do 4º ano, do Projeto Buriti. Motivada pelas leituras sobre a temática da Educação Indígena e associada a visita realizada a Aldeia São Francisco e a medida que aprofundamos sobre a temática no componente Educação Indígena fomos intensificando esse querer de pesquisa. Especialmente quando fomos analisando os livros didáticos de História. Para desenvolver essa temática optamos por trabalhar com uma abordagem de pesquisa que dialoga com a representação social, dentro das várias existentes na pesquisa qualitativa. Essa opção dar-se ao fato que a representação social busca também explicar os significados atribuídos aos fatos, imagens, linguagens, bem como aos aspectos da cultura. Diante das discussões propostas no referido livro foi possível constatar que os conteúdos vinculados sobre a temática indígena não está atualizado, além de possuir informações resumidas. Sendo indispensável ao educador/a e a rede de editoras uma nova visão e aprofundamento sobre os indígenas, pois o livro didático deve ser um agente de reversão de estereótipos e constitui, assim, poderosa ferramenta de unificação, até de uniformização nacional, lingüística e ideológica.
Descrição: FELIX, D. de S. A representação do índio no livro didático do ensino fundamental adotado no município de Guarabira. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14245
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dinamery de Souza Felix.pdfDinamery de Souza Felix1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.