Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14246
Título: Estágio supervisionado: reflexões sobre o ensino de Geografia no Centro Educacional Dom Helder Câmara
Autor(es): Santos, Genivaldo Macena dos
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Ensino de Geografia
Professor
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada em sala de aula durante o Estágio Supervisionado, sendo elaborado a partir de pesquisas bibliográficas, observações e regências nas aulas de geografia, no Centro Educacional Dom Hélder Câmara (CEDHC), localizado na rua Vereador Severino Bezerra, s/n, Bairro Novo, Guarabira/PB, CEP: 58.200-000. O trabalho apresenta uma temática lançando o olhar sob o Ensino de Geografia, numa perspectiva de crítica ao tradicionalismo e a busca de subsídios que venha contribuir com o Ensino de Geografia, e que precisa estar pautada com a experiência social dos alunos e com professores mais comprometidos e que propiciem o desenvolvimento do seu alunado. O objetivo é destacar e relatar a importância do Estágio Supervisionado para o Ensino de Geografia, e sua contribuição para a melhoria e o desenvolvimento educacional. Como embasamento teórico foram utilizados os seguintes autores: ANDRADE (2005), CANDAU (1988), FACHIN (2001), FREIRE (2002), JANUARIO (2008), KAERCHER (2006), MALYSZ (2007), PASSERINI (2007), PONTUSCHKA (2001), e TARDIF (2002). E como resultado deste trabalho, foram constatadas as potencialidades e as fragilidades no Ensino de Geografia na turma do 7º ano do ensino fundamental, onde foram realizados os estágios durante a Observação e a Regência em 2013. Considerado como positivo, os resultados aqui apresentados, evidenciaram o primeiro contato do estagiário com o ambiente escolar, mostrando a realidade sócio cultural dos alunos e da instituição de ensino, assim como a participação efetiva dos alunos em sala de aula. Com tudo, há de considerar a educação como uma peça chave na construção do conhecimento, constituindo-se de um processo contínuo que possibilita o desenvolvimento do indivíduo durante a sua vida, tendo o professor como o principal articulador desse processo, para isso é necessário que ele participe efetivamente do ensino, adotando novas metodologias e práticas que visem melhorar a qualidade do conteúdo transmitido.
Descrição: SANTOS, G. M. dos. Estágio supervisionado: reflexões sobre o ensino de Geografia no Centro Educacional Dom Helder Câmara. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14246
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Genivaldo Macena do Santos.pdfGenivaldo Macena do Santos1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.