Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14252
Título: Análise sobre o processo de erosão dos solos no sítio Marcação, São José do Campestre/RN
Autor(es): Lima, Marlon Nelo de
Palavras-chave: Erosão
Fragilidade Ambiental
Conservação dos Solos
Data do documento: 2016
Resumo: O município de São José do Campestre-RN apresenta, desde sua ocupação, atividade agropecuária desenvolvida na sua área, caracterizadas por praticas não conservacionistas, que contribuem, substancialmente, para o escoamento superficial e, consequentemente, ocasionando a erosão dos solos, principalmente em sua área rural. Deste modo, a pesquisa analisa as principais causas que levaram o Sitio Marcação localizado na zona rural de São José do Campestre/RN a apresentar problemas referentes à erosão do solo, considerando a fragilidade ambiental apresentada da área. O desenvolvimento da pesquisa se pautou na proposta metodológica de Tricart (1977) e Ross (1994) para avaliar as áreas suscetíveis à degradação do solo, e assim, subsidiar ações de planejamento em relação ao uso e ocupação da terra. Para tanto, foram realizadas atividades de gabinete e pesquisa de campo com a utilização de GPS. Com base nos dados obtidos a propriedade agrícola está classificada como um ambiente antropizado, já que a área não apresenta qualquer tipo de vegetação natural preservada. Em virtude desse ambiente instável, o meio fica vulnerável aos processos de degradação da paisagem como erosão, desmatamento, desertificação e etc. O surgimento dos processos erosivos na área em estudo está atrelado ao manejo inadequado do solo que, juntamente com as características do meio físico (solo, relevo e clima), gerou as feições erosivas encontradas na propriedade agrícola. A identificação da fragilidade de cada um dos elementos naturais, possibilitou uma definição precisa sobre os métodos e ações a serem implementadas, na medida em que ela subsidia a estratégia de um planejamento ambiental que, consequentemente, proporciona uma utilização sustentável dos recursos naturais.
Descrição: LIMA, M. N. de. Análise sobre o processo de erosão dos solos no sítio Marcação, São José do Campestre/RN. 2017. 57. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14252
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marlon José Nelo de Lima.pdfMarlon José Nelo de Lima3.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.