Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14255
Título: Patrimônio imaterial: festa de Santa Inês e São Sebastião em Dona Inês-PB
Autor(es): Araújo, Renata Lúcio de Oliveira
Palavras-chave: Patrimônio Imaterial
Catolicismo Popular
Santo Padroeiro
Data do documento: 2017
Resumo: Sabemos que as festividades existentes são importantes fatores de projeção da memória e identidade da comunidade local, representando desta forma, o Patrimônio Cultural Imaterial. Em meios às questões inerentes ao patrimônio imaterial, procuramos responder a uma indagação: A de como a festa dos padroeiros se relaciona com a identidade e a memória coletiva local. A metodologia do trabalho esta associada ao uso de fonte primária (o livro de tombo), análise bibliográfica e acesso a oralidade, por meio da história oral. O artigo também busca enfatizar a importância da questão do patrimônio imaterial relacionado à religiosidade. É observável que as festas religiosas propagam a fé através de uma promessa, na qual o individuo alcançou a sua bênção, pelo santo que ele é devoto. Em nosso objeto de estudo o município de Dona Inês, o Santo padroeiro, São Sebastião, liga seu festejo mediante uma referência de situação de enfermidade seguida de promessa e cura vivenciada por um morador do município. Verifica- se que a festa de São Sebastião tem uma forte representatividade na comunidade local, se caracterizando por traços marcantes da memória social e do patrimônio cultural imaterial da cultura da religião católica.
Descrição: ARAÚJO, R. L. de O. Patrimônio imaterial: festa de Santa Inês e São Sebastião em Dona Inês-PB. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14255
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Lúcio de Oliveira Araújo.pdfRenata Lúcio de Oliveira Araújo1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.