Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14256
Título: Reflexões sobre o enterramento de crianças (pagãs) em encruzilhadas: no município de Riachão do Poço - PB
Autor(es): Fabrício Filho, João
Palavras-chave: Imaginário da Morte
Crianças Pagãs
Encruzilhada
Data do documento: 2017
Resumo: O artigo realiza uma reflexão histórico-descritiva sobre uma prática religiosa presenteno município de Riachão do Poço- PB, os enterramentos infantis em encruzilhadas que a partir de determinado momento se tornou um local específico e especial para o sepultamento de crianças pagãs, tornando-se comum entre os anos de 1960 -1985. Analisando entrevistas realizadas com populares detentores do conhecimento sobre a prática em questão, aliado a pesquisa bibliográfica percebemos que a encruzilhada dos pagãos, reflete as principais características da prática religiosa brasileira ao simbolizar a presença do sincretismo e a permanência de práticas católicas vinculadas ao século XIX e utilizadas ao longo de todo o século XX.
Descrição: FABRÍCIO FILHO, J. Reflexões sobre o enterramento de crianças (pagãs) em encruzilhadas: no município de Riachão do Poço - PB. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14256
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Fabrício Filho.pdfJoão Fabrício Filho602.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.