Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14257
Título: Análise ambiental do médio curso do rio curimataú, Tacima/PB/Brasil
Autor(es): Costa, José Genilson Idelfonso da
Palavras-chave: Assoreamento
Rio Curimataú
Mata Ciliar
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa que analisou o assoreamento presente no trecho do rio Curimataú que passa pelo município de Tacima/PB, objetivando investigar as consequências do assoreamento do rio para as comunidades ribeirinhas locais; analisar por que o rio não dispõe de uma mata ciliar no entorno de seu curso de água e o que ocorreu com essa mata; apresentar técnicas para recuperação da mata ciliar nas margens do trecho Rio Curimataú indicado na pesquisa; sugerir aos órgãos competentes fiscalizar as áreas do trecho estudado, assim como outras que passam pelo mesmo problema, para que sejam desenvolvidas políticas públicas de preservação do meio ambiente. A pesquisa teve como área de estudo a terceira mais importante bacia hidrográfica da Paraíba, a do Rio Curimataú, que drena o território de dezenas de municípios, em áreas urbanas e rurais. O trabalho empírico foi pautado em três etapas e cada uma consistiu em uma expedição geográfica, totalizando três trabalhos de campo ao longo da pesquisa. Foram realizadas a análise de diversos pontos de observação através de uma ficha de caracterização geoambiental com base em Arruda (2001). Ao longo do trabalho da pesquisa pode-se compreender que os principais problemas ambientais ocorridos nesta área da Bacia do Rio Curimataú, tais como assoreamento do leito do rio, desmatamento da mata ciliar para comercialização da madeira, retirada de areia para ser comercializada e deposição de lixo em alguns locais, oriundos da ação do homem. O fato de o Rio Curimataú ser intermitente tem influência negativa direta no cotidiano da população ribeirinha, pois na maior parte do ano, área fica desabastecida de água. Ainda se destacou o processo de degradação da vegetação predominante nessa área que era a Caatinga e que foi devastada pelos processos de queimadas e de extração de madeira para fornos de lenha, produção de carvão e outros usos.
Descrição: COSTA, J. G. I. da. Análise ambiental do médio curso do rio curimataú, Tacima/PB/Brasil. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14257
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Genilson Idelfonso da Costa.pdfJosé Genilson Idelfonso da Costa2.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.