Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14260
Título: Ensino de Genética: Avaliação da efetividade de um jogo didático em escolas de Campina Grande – PB
Autor(es): Costa, Lígia Carla Silva
Palavras-chave: Ensino de Genética
Ensino de Biologia
Jogos didáticos
Exame Nacional do Ensino Médio
Data do documento: 3-Jun-2016
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tornou-se a principal porta de entrada para o Ensino Superior, induzindo processos de reflexão e modificação do ensino em escolas da Educação Básica. As questões da prova são contextualizadas e, geralmente, apresentam situações problema de natureza interdisciplinar para resolução. Por serem desafiadoras, algumas dessas perguntas que tratavam do conteúdo de Genética foram utilizadas para produção de um jogo de tabuleiro, um jogo didático chamado de Genet-ENEM, cujo objetivo é resolver as perguntas do ENEM para área de Genética. Neste trabalho, objetivou-se criar um instrumento para avaliar diferentes fatores motivacionais e cognitivos associados ao uso deste jogo em escolas de Educação Básica no município de Campina Grande (PB). A população participante compreendeu 449 estudantes do Ensino Médio de quatro unidades, o que corresponde a 5% da totalidade de estudantes matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual de Campina Grande (PB). Um questionário foi elaborado para avaliar a efetividade do material didático produzido para motivar à resolução das questões do ENEM, estimular a interação dos estudantes e aprendizagem do conteúdo. A média de avaliação da afetividade obtida para a atividade foi de 93 pontos em uma escala de 25 a 125. Entre os alunos envolvidos na pesquisa, três grupos demonstraram maior satisfação com esse jogo didático: os estudantes do sexo masculino que tem o hábito de jogar, as jovens do sexo feminino que leem frequentemente e os estudantes do terceiro ano do ensino médio que estão às vésperas de fazer a prova do ENEM. O jogo didático Genet-ENEM é uma atividade simples, de baixo custo, de fácil aplicação e reprodução; que pode ser uma alternativa para aproximação dos estudantes com o ENEM. O instrumento de avaliação de efetividade criado neste trabalho pode ser utilizado para avaliação de outros produtos educacionais.
Descrição: COSTA, L. C. S. Ensino de genética: Avaliação da efetividade de um jogo didático em escolas de Campina Grande – PB. 2016. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14260
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ligia Carla Silva Costa.pdfPDF - Ligia Carla Silva Costa20.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.