Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14263
Título: Estudando os sólidos geométricos por meio de materiais manipuláveis
Autor(es): Alves, Adalberto Francisco
Palavras-chave: Ensino de Geometria
Geometria Espacial
Sólidos geométricos
Poliedros
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: A matemática é uma disciplina marcada pelo baixo desempenho dos alunos, pois muitos deles criam um bloqueio e dizem que é difícil de aprender. O ensino de geometria espacial vem sendo abandonado das salas de aula. O presente trabalho tem como objetivo trabalhar com os alunos a utilização de material concreto, para a construção de sólidos geométricos e suas respectivas planificações, a fim de obter uma melhor visualização e compreensão dos mesmos, identificar as dificuldades, desafios e possíveis contribuições para os alunos. No ensino de geometria são perceptíveis as dificuldades encontradas pela maioria dos alunos, ao trabalharem com figuras planas no quadro e no caderno, o desempenho é regular, porém quando são abordadas figuras espaciais com figuras tridimensionais, muitos alunos ficam sem entender o desenho e apresentam muita dificuldade para desenhar em seus cadernos e, consequentemente, em classificá-los ou determinar seus elementos como quantidade de faces, arestas e vértices. Os objetivos específicos da pesquisa são: proporcionar aos alunos do 6º ano uma experiência de estudo diferenciada da metodologia comumente utilizada em suas aulas. Desenvolver uma oficina com os alunos do 6º ano sobre os sólidos geométricos. Utilizar um software geométrico para auxiliar a compreensão dos conceitos estudados. Identificar os benefícios do uso material manipulável em sala de aula. Verificar a aprendizagem dos alunos após o uso do material concreto. Para alcançar esses objetivos realizou-se uma pesquisa qualitativa que se constituiu numa experiência de ensino com materiais manipuláveis. Os dados foram coletados por meio de observações e atividades. Os sujeitos da pesquisa foram 15 alunos de turmas do 6º e 7º ano, de uma escola pública. A análise dos dados resultou nos seguintes resultados: as dificuldades dos alunos em compreender figuras tridimensionais quando ensinadas apenas no plano bidimensional, visualizar elementos dos sólidos geométricos, bem como em nomeá-los. Percebemos que o uso do material manipulável auxiliou no sentido de amenizar essa problemática em torno do ensino de geometria.
Descrição: ALVES, A. F. Estudando os sólidos geométricos por meio de materiais manipuláveis. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14263
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adalberto Francisco Alves.pdfPDF - Adalberto Francisco Alves9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.