Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14265
Título: Conhecimento dos estudantes de Odontologia sobre urgências endodônticas
Autor(es): Sousa, Douglas Pereira de
Palavras-chave: Endodontia
Urgências endodônticas
Odontalgia
Doenças da polpa dentária
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: A abordagem clínica das urgências endodônticas pode variar dependendo do estado da polpa ou do periápice, da intensidade e duração da dor e também da presença de um edema conciso ou flutuante. Por conseguinte, um bom diagnóstico é fundamental para o alívio da dor de origem endodôntica nas intervenções de urgência. Este estudo objetivou identificar o nível de conhecimento dos estudantes de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba quanto às condutas corretas que devem ser adotadas frente às urgências endodônticas. Caracterizou-se como um estudo transversal, observacional, apresentando caráter descritivo e analítico, realizado por meio de um questionário semiestruturado, no qual participaram 90 estudantes do 7º ao 10º período do curso em questão da referida instituição. Os dados foram tabulados utilizando o editor de planilhas eletrônicas Microsoft Excel© versão 2013 e analisados no Statistical Package for Social Sciences© versão 20.0, utilizando os testes de Kruskal-Wallis, de Kolmogorov-Smirnov e de Levene. O nível de significância foi fixado em p < 0,05. Em sua unanimidade (100,0%) a amostra assinalou que é muito importante para o estudante de Odontologia saber a conduta correta que deve ser adotada frente às urgências em Endodontia. No entanto, 74,4% dos alunos afirmaram que não se sentem preparados para atendê-las. Em relação aos casos clínicos, grande parte dos estudantes acertou a questão sobre avulsão dental (71,1%). Por outro lado, verificou-se que a maioria errou as questões sobre medicação intracanal de urgência (81,1%), flare-up (75,6%), pulpite aguda irreversível (66,7%) e abscesso dentoalveolar agudo (86,7%). Um grande número, apontou que no decorrer do curso não atendeu situações de urgência endodôntica na clínica escola da instituição (83,3%). E dos que já haviam atendido alguma condição de urgência (16,7%), 33,3% responderam que a pulpite aguda irreversível prevaleceu, sendo que para esta, 13,3% utilizaram o tricresol formalina como medicação intracanal de urgência e somente 6,7% fizeram o uso do hidróxido de cálcio para esta circunstância. Em relação à distribuição de acertos em função de cada período, apurou-se que os alunos do 7º e 10º períodos apresentaram um maior conhecimento. No entanto, as diferenças não foram estatisticamente significativas (p=0,293). Os estudantes apresentaram habilidade limitada para atender urgências em Endodontia, tendo em vista que a capacidade de os mesmos solucionarem corretamente as patologias pulpares e/ou perirradiculares de urgência endodôntica foi considerada inexpressiva.
Descrição: SOUSA, D. P. de. Conhecimento dos estudantes de Odontologia sobre urgências endodônticas. 2016. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14265
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Douglas Pereira de Sousa.pdfPDF - Douglas Pereira de Sousa14.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.